segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Carbocisteína: seu funcionamento e seus problemas!


Entre os meus post mais procurados está (sem dúvidas) aquele sobre a carbocisteína!

Há meses eu me pergunto: como esse ativo funciona? Porque não precisa da etapa de neutralização? Porque quem descolore o cabelo e faz essa progressiva fica com o cabelo amarelado ou até mesmo esverdeado? Porque o tioglicolato não tinha esse problema?

Bom, eu acho que encontrei as respostas!

Como eu acho que funciona a carbocisteína:
Da mesma forma que o tioglicolato, a carbocisteína provoca redução das pontes de enxofre (S-S). Contudo, ao contrário do tioglicolato, essa redução provoca a formação de ácido cistéico. O ácido cistéico não re-oxida (como a cisteína formada na progressiva com tioglicolato), por isso não necessita da etapa de neutralização.

Por que o cabelo fica amarelado?
A carbocisteína provoca reações de degradação dos aminoácidos que compõem a queratina (proteína capilar). Quando o triptofano, cistina e metionina sofrem degradação, observa-se o aparecimento da cor amarelada, a qual é proporcional à degradação desses.
Quem tem o cabelo descolorido ou tingido, já possui sítios de oxidação (formados pelo peróxido de hidrogênio dos descolorantes e tinturas). Sendo assim, o grau de degradação dos aminoácidos é bem maior que nas pessoas com cabelos não descoloridos/tingidos.
Resultado? Quem tem cabelo tingido de loiro, pode ficar com ele amarelo/alaranjado (“ovo”). Quem tem cabelo tingido de vermelho pode ficar com ele laranja (vermelho + amarelo = laranja). Se salva mais quem pinta de escuro, pois a coloração amarela da degradação não se sobressai. Ela às vezes se manifesta como um “clareamento” da cor.

Mas porque alguns cabelos ficam verde?
Em alguns casos, pode ocorrer a formação de um radical livre cistil, que tem como cor o esverdeado. Infelizmente a carbocisteína é bem instável, e essa formação de produtos de degradação sempre pode ocorrer, sendo sempre mais fácil em cabelos já quimicamente tratados.

E o que se faz para reverter esses problemas?
Essa é a pior parte: NADA! Uma vez danificado não tem volta. Poderia se pensar em tingir o cabelo, mas eu sei de casos de pessoas que tentaram tingir um cabelo que ficou amarelo ovo e ele passou a ficar verde.
A fibra capilar é tecido morto, não tem reparo. Da pra tentar “maquiar”, mas corre-se sempre o risco de piorar!


45 comentários:

Anônimo disse...

Fui fazer essa escova numa mecha platinada do meu cabelo e ela ficou amarela qaundo passei chapinha, tipo quando você queima a roupa com o ferro? Então... fiquei desesperada, só que em pouco tempo, mais algumas matizações com creme e descolorações leves(10 e 20 vol) a mecha voltou ao normal. (No meu caso funcionou).

Lurdes Neneza disse...

Faço a técnica em meus cabelos e realmente ficam com uma côr desconhecida (laranja,cobre,amarelo), mas com 3(três) lavagens com shampoo matizador, voltam a côr. Lurdes Neneza

Lurdes Neneza disse...

Faço a técnica em meus cabelos e realmente ficam com uma côr indefinida (laranja cobre amarelo), mas com 3(três) lavagens com shampoo matizador, voltam a côr. Lurdes Neneza

Aninha disse...

Oi Denise, tô adorando seu blog! Eu li na net que a carbocisteína + ácido glioxílico + prancha = formol, isso tem procedência? Após algumas progressivas dessas o fio também fica selado como quando é usado o formol? Esse selamento torna ineficaz as hidratações, nutrições e reconstruções? Desculpe tantas perguntas!

Patricia Mota disse...

Ola adorei seu blog, por esses motivos não trabalho com a carbocisteina!!!

Studio V cabeleireiros disse...

bem pessoal vamos diferenciar , se o cabelo esverdeou no processo de neutralização foi por imperícia do cabeleireiro que usou uma colorado cor cinza para neutralizar os reflexos indesejáveis .

Anônimo disse...

NO MEU CABELO FICA MUITO BEM, POIS TENHO CABELOS CASTANHOS.

Anônimo disse...

O meu ta assim as mechas ficaram laranjass.... oq fazer??? tonalizei uma vez e deu uma amenizada mas ta bemmm laranja affe.. q triste =/ me ajudem ..... obrigada

Anônimo disse...

A correção da cor é muito fácil de corrigir. Só precisa fazer uma contraposição (matização, tonalização), feito com coloração, mix e água oxigenada.
Depois de fazer isso, vai durar uns 15 dias, tempo suficiente de passar uma coloração (a que sempre passa).
Ahhh!!! Aminoácidos recuperam cabelos elásticos, isso significa que o cabelo em vez de ficar alcalino ele fica ácido (PH baixo). Obrigada...

josiane disse...

Eu fiz no meu cabelo e gostei , não ficou amarelo , nem verde , e pra mim que tenho alergia a formol e tantos outros produtos este deu super certo . bj

Anônimo disse...

O q faço meu cabelo era chocolate com mechas em tom de chocolate mas claro,fiz a carbocisteina,ficou horrivel,totalmente laranja,qual procedimento devo fazer? Me ajude por favor!

Anônimo disse...

Então quer dizer que se eu fizer uma aplicação de carbocysteina e mês seguinte fizer um alisamento com tioglicolato pode alterar no resultado ?aplicando em todo o comprimento .

Alexandre Galego disse...

Olá, nós vendemos escova à base de carbocisteína, so que a nossa tem blonde na formula, o que não deixa o cabelo ficar amarelo, portanto, não diga que não se pode fazer nada para evitar isso.... É bom pesquisar melhor antes de postar alguma verdade absoluta...

Anônimo disse...

Fiz essa escovavam, não tive problemas c a cor, mas as pontas ta meio seca. O que usar pra hidratar e é verdade que não posso usar mais outro tipo de produto antes de 3 meses?

Anônimo disse...

Eu fiz a progressiva da cadiveu e ficou cor de gema de ovo. Então, eu misturei violeta genciana no xampú e no condicionador, deixei bem roxinho. Lavei e pronto, voltou ao normal. Mas Tem agora a escova açaí blond da cadiveu tb. Excelente para as loiras. Eu fiz e no primeiro dia ficou azulado, tipo tempestade kkkk. Mas, depois de 3 lavagens ficou perfeito o tom acinzentado.

Anônimo disse...

ola,atendi uma cliente semana passada ,quando adquiri o kit de escova de botox da Akon.notei que quando conclui o serviço,o cabelo ficou muito alaranjado.ela sempre pintou em meu salão com tom 7.o que faço pra corrigir essa cor,se há incompatibilidade entre a carbocisteina e a amonia.qual o procedimento pra se tirar o alaranjado dos fios e corrigir esse cor.qual a tinta a ser usada sem amonia ?ja que quase não vejo saida se a maioria delas possuiem.

Anônimo disse...

Olá pessoal, sou químico, desenvolvo formulas para cosméticos, eu gostaria de esclarecer algumas dúvidas que percebi nesse blog; hoje é proibido a fabricação de carbocisteina e acido glioxilico na mesma forma, podem ser feitos distintamente, a carbicisteina é a principal matéria usada hoje, esse negócio de que sua fumaça é igual formol ou faz mal igual é mentira, essa não é minha opinião se vocês entrarem no site da ANVISA vão ver as especificações, a questão do desbotamento deve-se pela temperatura da pracha, cada cabelo tem um resistência a determinadas temperaturas, o indicado é diminuir ponto a ponto até chegar a um temperatura adequada que não vá provocar o desbotamento, tem algumas marcas no mercado que não usam boas matérias prima, por isso deixa a qualidade do produto ruim, mas existem ótimos produtos também, pessoal qualquer dúvida fico a disposição, obrigado, e parabéns pelo blog Denise.

Anônimo disse...

Amigos vocês querem conhecer uma escova excelente, uso a mais de dois anos em meu salão, é a Kapper´s, não tenho esse problema de desbotamento, e o melhor é que o produto não vem matizado, www.kappers.hd1.com.br.

Karina disse...

Minha mãe é cosmetologa, e ela faz uma escova de carbocisteina maravilhosa, meus cabelos é 70% platinado e ficou lindo...., hidratado, liso e com muito brilho, não ficou amarelado porque ela coloca um produto para naõ trocar a cor.
quem tiver enteressado na escova,entre em contato no meu email
nortesulb@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Faço a escova com carbocisteina há mais de um ano em casa e sozinha. Sou loira e isso nunca alterou a cor do meu cabelo. Não sou cabeleireira e nunca usei a chapinha no procedimento pois não consigo.mas tenho resultados, como um cabelo mais fácil de lidar. A marca é Tânagra e é vendida livremente.

Susanna disse...

Eu utilizei a Carbocisteína (Natutrat) e sinceramente esperava mais. Meu cabelo é (era) bem cacheado e armado e agora perdeu bastante volume, mas continua com cachos largos, ondas e as pontinhas para cima (que eu odeio mortalmente). A carbocisteína é mais uma opção de alisamento, mas para quem procura o liso lisíssimo (que é o que eu gosto e admiro) melhor procurar outro procedimento (Recondicionamento Térmico ou o Alisamento Compactado).

João disse...

Sim, boa postagem, mas corriginado a resposta aos cabelos que fica esverdeados, esse fenômeno ocorre em cabelos com pigmentação acinzentada, que é tem como base o azul, quando queimamos os aminoácidos, a queratina fica amarela, amarelo+azul= verde

Francine Melo disse...

meu cabelo é afro, tonalizo de 15 em 15 por causa dos brancos, pretendo aplicar carbocisteína qual tonalizante indica para cobrir o clareamento que o produto provoca.
Desde já agradeço pelas informações do blogger.

Anônimo disse...

se depois da caborciteina passa amonia e houver corte quimico o que fazer?

Anônimo disse...

estou arrasada com o que aconteceu estou fazendo todo o tratamento mas minha alta estima estar baixa. Obrigada..............

Anônimo disse...

MEU CABELO FICOU lindo PAGUEI BARATO NO PRODUTO RESULTADO ME SURPREENDEU FICOU MELHOR QUE A PROGRESSIVA E A CELAGEM MEU CABELO É CASTANHO

Anônimo disse...

fiz, meu cabelo é castanho, ficou muito liso o problema é que nas pontas ficaram espigados, amanhã vou cortar novamente pra ver se sai.

Anônimo disse...

Eu fiz uma progressiva"carbicisteina" BSK...To com uns fios brancos ke tipo de coloração posso usar,meu cabelo é afro porém fino"Quero pintar castanho claro!!! Por favor super preciso de uma resposta"Vlw msm...???

Solange Santana disse...

Eu ponho uma gota na violeta de genciana do shampoo, tb creme da Cadiveu Rubi e pronto! Cabelos lisos e platinados ! E melhor, sem estragar.. já pesquisei muito, essa é a progressiva que menos estraga os cabelos. Mas antes deixo a minha violeta de genciana no banho maria pra tirar o álcool e ponho num conta gotas tipo de soro para o nariz... daí não tem aquela bagunça... E ponho três gotas dentro tubo inteiro de condicionador e uma gota em cada hidratação.

Anônimo disse...

Olá Denize, vc fez considerações sobre o ativo carbocisteína, mas não esclarece alguns pontos: Carbocisteína é um ativo legalizado, pela anvisa? Oferece riscos à saúde? Pq grandes marcas não se interessam por esse tipo de ativo?
Gto. Valter Souza

Sendy Silva disse...

Para não alaranjar/amarelar os cabelos nos processos de progressivas sem formol basta deixar o produto agir por 40 minutos no cabelo, em seguida enxaguar 50% do produto, depois escova-se e prancha-se normalmente. O cabelo não desbota, e o resultado...um liso perfeito.
www.hairvip.blogspot.com.br
www.hairvip.loja2.com.br

Sendy Silva disse...

Conheça as melhores marcas de progressivas sem formol, só de salões top, adicione-me no Facebook: sendy2009@hotmail.com
Sou distribuidora credenciada da Roger, temos as melhores marcas de progressivas, prancha Babyliss Nano Titanio original,Miracurl e outros.

Sendy Silva disse...

Temos progressivas à base de Ácido Glioxilico, Carbocisteina, Tanino, Bluagave entre outros ativos. Adicione-me no Facebook e confira: sendy2009@hotmail.com ou envie um email para hairvip@terra.com.br

Dan Souza disse...

Bom dia sou cabeleireira e gostaria de saber sobre seus produtos
Meu emailmorena-vs1@hotmail.com
Obrigada

maria de fatima araujo disse...

oi sou cabeleireira e já fiz muitas correções em cabelos amarelados pelo uso de carbocisteina,isso naõ é problema.eu tive problemas de saúde pelo uso deste produto,muita tosse e falta de ar.....

Ivete Simone disse...

Fiz a escova da marca Vizzage o cabelo ficou com brilho e liso mas....toda vez que molho o cabelo fica com um cheiro horroroso que só melhora quando seco. Já se passou uma semana, tenho lavado o cabelo todos os dias e ainda não me livrei do cheiro!!!! Liguei na empresa responsável e estou aguardando retorno. Help
iveteribeiro@gmail.com

Anônimo disse...

Uma dúvida. Então escovas progressivas com carbocisteina são proibidas no mercado, certo? E você como entendedor de cosmeticos poderia me dizer se pode fazer tratamento de queratinizacão independente se sua progreseiva for a base de carbocisteina ou qualquer outra substância?
Desde já, agradeço

Anônimo disse...

Errado ! A carbocisteina não é proibida !

Kaisandra Mesquita disse...

Fatima como devo fazer a correçao?

Anônimo disse...

Eu fiz uma escova de carbocisteina tinha o cabelo loirissimo e ficou laranja e não tem nada que faça essa cor sair, já fui em especialistas em SP e a unica soluçao é deixar crescer sem falar que ele quebrou todo meu cabelo! P.S: o real problema é a temperatura da prancha na hora do processo quimico, se não souberem passar na temperatura certa em loiros realmente o estrago não tem volta!!! Acabou com meu cabelo!

Anônimo disse...

Fiz a carbocisteina e meu cabelo era todo loiro há mais de 13 anos que fazia mechas, ele ficou laranja e quebrou todo, agora apos um mes de muita luta descobri o INTENSY COLOR da marca Charme vc aplica o produto seca um pouco no secador mecha por mecha e vai lavando muito rapida a ação dele e ajuda a tirar o laranja do cabelo, fica a Dica pra quem ficou no desespero como eu!

Anônimo disse...

Em caso de progressivas que tenham matização, e sendo essa progressiva a base de carbocisteina, com o aquecimento dessas substancias forma-se sim o formol, então uma dica que dou as loiras, eh o uso de uma progressiva que contenha matização... Caso contrário se aplicar a progressiva comum e o cabelo loira ficar amarelo ovo, a minha dica eh fazer uma reconstrução, e dpois uma matização... Pois eh uma química e para maior saúde da fibra capilar e do couro cabeludo, antes de qualquer passo eh importante a reconstrução!
Espero que tenha ajudado, Suellen Borges

Ana Fraga Roldão disse...

Uma escova de cisteína que não amarela é da QOD cosmetic. No passo a passo o cabelo não é chapado com o produto, evitando a cisteína frite nos fios. Assim não altera a cor e ainda possui um pouco de pigmento violeta que matiza os loiros! fiz e aprovei! o resultado foi cabelo bem soltinho, mega macio e brilhoso!

Bianca disse...

Eu fiz uma progressiva de carbocisteina, ficou super laranja, quebrou todo meu cabelo, estou usando tudo que posso para clarear, mas sem sucesso, fora que meu cabelo ta duro demais, tive que cortar inteiro, estou desesperada para saber como clarear, ja matizei, shampoo desamarelador uso 2x semana, quem puder me ajudar sobre como fazer me avisa biancagobbo@yahoo.com.br

Anônimo disse...

pior produto q passei no cabelo...cabelereira nao me avisou q ficava alaranjado...fui passar tintura, cabelo ficou elastico, sorte q a outra cabelereira foi rapida....lavou e passou tonalizante...
nao indico nem a escova , muito menos a cabelereira, q deveria ter me avisado, e tive q ligar depois pra saber o q tinha passado...

A Estrutura da Pele

A pele é o maior órgão do corpo humano, composta por três camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme (camada mais interna de tecido adiposo). Ela atua como uma barreira protetora, prevenindo a perda de água e bloqueando a entrada de agentes exógenos.
Epiderme: é constituída de várias camadas de queratinócitos (células responsáveis pela produção de queratina) em diferentes estágios de maturação. Essa é a camada responsável pela prevenção da desidratação das demais camadas. Na epiderme está o extrato córneo, que é a parte mais externa da epiderme. O extrato córneo é a barreira protetora contra a penetração de substâncias estranhas ao corpo.
Derme: é um tecido elástico e resistente que proporciona resistência física ao corpo inteiro. Essa camada fornece os nutrientes para a derme e é formada por células como fibroblastos, granulócitos, colágeno, elastina, glicosaminoglicanos e glicoproteínas.


A Estrutura do Cabelo

O fio de cabelo é formado pelos seguintes componentes: a cutícula, o córtex e a medula.
Cutícula: é constituída por proteínas, é parte mais externa do fio, sendo responsável pela proteção das células do córtex. É a camada cujas propriedades estruturais servem de proteção contra influências externas, ela é responsável pelo ingresso e egresso de água, o que permite manter as propriedades físicas da fibra. É formada por células escamosas de queratina que se sobrepõem umas as outras, lembrando escamas de peixe, formando uma cobertura.
Cortex: ocupa a maior área seccionada do fio (75 %) e é constituído por células ricas em ligações cruzadas de cistina (enxofre) e células rígidas separadas uma a uma por uma membrana celular. O córtex é formado por macrofibrilas de queratina alinhadas na direção do fio. Distribuídos aleatoriamente no córtex estão os grânulos de melanina cujo tipo, tamanho e quantidade determinam a cor do cabelo.
Medula: No interior do córtex está localizada a medula, porém esse componente pode estar presente ou ausente ao longo do comprimento do fio.